O uso pedagógico do e-mail

A mera utilização do e-mail já se caracteriza como uma forma de inclusão digital. Isso garante aos alunos a possibilidade de se cadastrar nos diversos serviços que a Internet oferece, além de facilitar a troca de mensagens.

Assim, facilitando a inclusão digital do aluno através da criação de seu e-mail o professor pode explorar as possibilidades advindas desse simples fato.

Dessa forma, o e-mail pode substituir os recortes de jornais e revistas colados nos murais da escola, assim como os recados, os calendários de provas, dicas diversas sobre os temas de estudo.

É claro que essas atividades só podem ser concretizadas se os alunos possuírem e-mail e o professor os tenha em sua lista.

Dicas para o uso do e-mail na sala de aula

* Garanta que os alunos possuam e-mail e acesso aos equipamentos e recursos tecnológicos, computadores e Internet;
* Providencie para que os seus alunos e saibam como enviar e receber e-mails, enviar e baixar anexos;
* Crie um endereço de e-mail seu para usá-lo exclusivamente com seus alunos;
* Anote os e-mails de todos os seus alunos contendo o nome, o número de chamada, a classe, a série e divulgue o seu e-mail para todos eles;
* Ensine e solicite uma assinatura de e-mail personalizada em que conste o nome, o número de chamada, a série e a classe. Isso lhe permite identificar com facilidade os alunos. Você pode ainda usar filtros para classificar as mensagens;
* Organize os endereços de e-mail dos seus alunos de forma que você possa enviar mensagens para a classe toda, com dicas, sugestões e lembretes;
* Discuta com os alunos a ética, o que pode e o que não deve ser postado nos e-mail, as regras de segurança no uso do e-mail e o bom uso da netiqueta. É importante, que os alunos aprendam desde cedo que existem regras sociais inclusive no uso das mídias digitais à distância.

Como se percebe, o uso do e-mail para incrementar as aulas se assemelha a outros formatos digitais que podem ser utilizados em sala de aula. Estou me referindo ao telefone celular, ao Orkut, ao Twitter e às demais redes sociais.

Todos esses recursos podem e devem ser aproveitados como forma de melhorar o desempenho dos alunos. Isso pode ocorrer através da melhoria da escrita e do vocabulário e do desenvolvimento do raciocínio.